O que é a 55+?

A 55+ é uma entidade de economia social que nasce como uma nova alternativa para as pessoas com mais de 55 anos inativas pelo desemprego ou pela reforma. O objetivo é valorizar, ativar e integrar estas pessoas, reconhecendo os seus saberes e competências e transformando-os em serviços úteis para a comunidade. É criar uma rede de relações, onde as pessoas com mais de 55 anos possam disponibilizar os seus saberes a qualquer pessoa que precise na sua comunidade.

Como funciona a 55+?

As pessoas com mais de 55 anos inscrevem-se como especialistas 55+ passam por uma série de avaliações para garantir que estão aptos a prestar o serviço. Quem precisa dos serviços pode solicita-los através do site. Recolhemos o feedback do cliente após cada serviço para garantir a qualidade. Os Especialistas 55+ também terão oportunidade de dar a sua opinião sobre a sua expêriencia com a 55+

Que serviços estão disponíveis?

  • Refeições ao domicílio (feita em casa do cliente),
  • Companhia de animais de estimação (passeios diários ou ficar com eles durante as férias do cliente),
  • Acompanhamento de crianças (em casa, deslocações para escola, ATL, ou rotinas diárias),
  • Acompanhamento de seniores (companhia, fazer atividades, dar uma volta ao bairro ou acompanhar em deslocações ao médico),
  • Aulas de música (guitarra, violino ou outro instrumento),
  • Jardinagem (rega ou manutenção de varandas/jardins),
  • Pequenos arranjos (pendurar candeeiros, quadros, eletricidade, carpintaria, canalização, pinturas, pequenos isolamentos).

O leque de serviços poderá ser alargado em breve.

O serviço abrange o país inteiro?

Ainda não. Para já, estamos a começar nas freguesias de Alcântara, Estrela, Misericórdia, Campolide e Campo de Ourique, em Lisboa. Contudo, temos como objetivo, numa próxima fase, oferecer serviços para toda a cidade de Lisboa e, posteriormente, noutras grandes cidades do país

Existe alguma entidade por detrás do projeto?

A 55+ é uma associação sem fins lucrativos autónoma. Conta, contudo, com apoios de diversas entidades e empresas, nomeadamente da Câmara Municipal de Lisboa (programa BIP ZIP), Santa Casa de Misericórdia, Fundação Aga Khan, HCapital, Trow & Hatch, Impact Hub Lisbon, Rede Emprega, A Padaria do Povo, entre outros.

Como posso acompanhar o que é feito pela 55+?

O trabalho da 55+ pode ser seguido no nosso Facebook (@55mais), no Instagram (@55mais.pt) e no site (55mais.pt).

Quais são as ventagens da 55+ para mim?

  • Fazer algo do que gosto, que é de utilidade para alguém na vizinhança,
  • Ter uma vida mais ativa e saudável
  • Conhecer novas pessoas
  • Partilhar conhecimento com outros
  • Rendimento extra complementar

O que é preciso para ser um especialista 55+?

A par de bons conhecimentos no serviço para o qual se inscreve, o 55+ deve ter vontade de abraçar o projeto, ser dinâmico e ter disponibilidade.

Há um limite de idade para ser especialista 55+?

Não há um limite de idade. O importante é que as pessoas estejam mental e fisicamente disponíveis para prestar estes serviços e que tenham vontade de fazer parte deste projeto.

Como me posso inscrever para prestar serviços?

As pessoas com mais de 55 anos podem inscrever-se para prestar serviços em que tenham conhecimentos, – e dentro de uma lista de serviços pré-definida pela 55+ – através do nosso site (55mais.pt), por telefone / WhatsApp (930 55 65 75) ou por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Posso inscrever outra pessoa?

Qualquer pessoa pode inscrever um 55+, através do nosso site, deixando um breve contexto sobre a pessoa em questão, os seus conhecimentos e contactos. Posteriormente, a equipa 55+ entrará em contacto.

Quais os serviços que posso disponibilizar?

  • Os serviços pelos quais estamos a começar são os seguintes:
  • Comida ao domicílio: feita em casa do cliente, para uma festa, um jantar especial ou fazer as refeições da semana.
  • Companhia de animais de estimação: passeios diários ou ficar com o animal durante as férias/fim-de-semana do cliente.
  • Acompanhamento de crianças: deslocações para escola, ATL, ou rotinas diárias.
  • Acompanhamento de seniores: ler um livro, beber um chá, dar uma volta ao bairro ou acompanhar em deslocações ao médico.
  • Pequenas reparações em casa: pendurar candeeiros, quadros, pinturas, eletricidade, carpintaria, canalização, pequenos isolamentos…
  • Aulas de música: piano, guitarra, ou outro instrumento.
  • Jardinagem: rega ou manutenção de varandas / jardins.

E se tiver outras competências?

No processo de inscrição gostamos de saber todas as valências dos especialistas 55+. Quem sabe se não vamos apostar noutros serviços no futuro?

Como tenho acesso a novos pedidos de clientes?

A 55+ serve como intermediária entre o Cliente e o Especialista. Sempre que surgir um pedido de serviço para o qual seja a pessoa mais indicada, entraremos em contacto para validar a sua disponibilidade.

Os serviços são remunerados?

Sim. O valor do serviço é pago pelo cliente à 55+ que fica com uma taxa de serviço. O remanescente é acumulado pelo especialista e oferecido (pago) no final do mês.

Como funciona o pagamento?

O valor do serviço é pago diretamente à 55+, a associação retira uma taxa e oferece o restante ao especialista 55+.

Gostava de doar a minha parte a uma instituição / associação, é possível?

Claro, indica-nos qual a Associação a que gostaria DOAR o seu valor e cada mês transferimos e enviamos-lhe a fatura / comprovativo.

Tenho pouca disponibilidade mas gostava de participar. Posso?

Claro. Não há obrigatoriedade de horas disponibilizadas. Só precisamos de saber quando está livre e gerimos os pedidos que surgirem a partir daí.

O que faço se um cliente me tentar contactar diretamente? Ou, posso contactar directamente um cliente ou fornecer o meu número de telefone?

Isso não é permitido. A missão da 55+ é uma responsabilidade de todos. A organização 55+ nasce para gerar um movimento de reconhecimento, valorização e integração das pessoas com mais de 55 anos em Portugal. É um compromisso e uma responsabilidade de todos os que fazemos parte deste movimento (especialistas, clientes, recursos humanos da organização e parceiros) converter esta missão uma realidade.

Para isto, é importante que todos os pedidos sejam feitos através da plataforma e assim:

  1. Daremos possibilidade e ajudaremos cada vez mais pessoas a fazer parte do Movimento;
  2. Facilitaremos a operação para que os Especialistas e Clientes tenham a melhor experiência: pela simplicidade de pagamentos, rapidez, garantia de qualidade e segurança.

 

Quais são as vantagens da 55+ para mim?

Comodidade, qualidade e preços acessíveis à distância dum clique.
Encontra o apoio de verdadeiros especialistas com anos de experiência em diversas áreas e contribui para manter muitas pessoas ativas e felizes.

Como garantem a qualidade do serviço?

Os serviços dos Especialistas 55+ são sempre validados. Além dos requerimentos legais de cada serviço (como no caso de cuidado de crianças), os Especialistas passam sempre por um serviço à experiência. Além disso, após cada serviço realizado recolhemos a opinião e satisfação do Especialista 55+ e do Cliente.

Como posso requisitar um serviço?

Os serviços podem ser requisitados através do nosso site (55mais.pt). Pode contactar-nos mais rapidamente pelo telefone ou WhatsApp da 55+: 930 55 65 75. 

Posso escolher o Especialista 55+ que quero?

Pode indicar-nos a sua preferência na mensagem do pedido. No entanto a equipa da 55+ garante sempre a conexão com o Especialista 55+ mais adequado para cada cliente. Se o Especialista que prefere não estiver disponível, conheça outro Especialista e o enriquecimento será ainda maior!

Qualquer pessoa pode requisitar um serviço 55+?

Sim, qualquer pessoa de qualquer idade que precise da ajuda dum Especialista pode requisitar um serviço 55+. Neste momento restringido aos moradores das freguesias de Alcântara, Estrela, Misericórdia, Campolide e Campo de Ourique, em Lisboa, onde estamos a começar. Contudo, temos como objetivo, numa próxima fase, oferecer serviços para toda a cidade de Lisboa e, posteriormente, noutras grandes cidades do país.

Qual o custo dos serviços?

O preço dos serviços está tabelado e depende do tipo de serviço. Em cada página de serviço pode encontrar o preço para cada um deles.
Os preços foram feitos com base num benchmark aos valores praticados pelo mercado. O cliente pode comprar serviços avulso ou em packs.

Como funciona o pagamento?

O pagamento do serviço tem de ser feito na totalidade até 24 horas antes do início do serviço. Será feito por transferência bancária à conta da 55+ ou MBWay, se possível.
Do valor total do serviço, a associação retira uma taxa e oferece o restante ao Especialista 55+.

O que acontece se o prestador do serviço não aparecer ou o serviço não for bem realizado?

Entra de imediato em contacto com a 55+, para além de nos ajudar a melhorar continuamente e de perceber o motivo do acontecimento, existe a possibilidade de devolução do dinheiro

Posso contactar diretamente um Especialista 55+?

Esta opção não é permitida. A missão da 55+ é uma responsabilidade de todos.
A organização 55+ nasce para gerar um movimento de reconhecimento, valorização e integração das pessoas com mais de 55 anos em Portugal. É um compromisso e uma responsabilidade de todos os que fazemos parte deste movimento (Especialistas, clientes, recursos humanos da organização e parceiros) converter esta missão uma realidade. Para isto, é importante que todos os pedidos sejam feitos através da plataforma e assim:

  1. Daremos possibilidade e ajudaremos cada vez mais pessoas a fazer parte do Movimento;
  2. Facilitaremos a operação para que os Especialistas e Clientes tenham a melhor experiência: pela simplicidade de pagamentos, rapidez, garantia de qualidade e segurança.